Olá tudo bem? Nesse artigo eu vou te mostrar dicas bem objetiva de como se livrar das dívidas. Não importa o tamanho das suas dívidas, ou quão desesperadora seja a situação, sempre tem como solucionar e sair dessa!
Se você está endividado e se perguntando o que fazer pra dessa situação, esse artigo é pra você. E saiba que você não está sozinho, viu! De acordo com uma pesquisa do CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, 77,5% das famílias brasileiras possuem dívidas, atrasadas ou não.
Portanto, por mais que as dívidas te deixem pra baixo e que você se sinta num beco sem saída, acalme-se! Para sair do endividamento é preciso ter coragem de enfrentá-lo. Então, sem mais delongas, vamos aos 3 passos para se livrar das dívidas de vez!
Passo 1: Faça o levantamento das dívidas.
Chega a dar um frio no estômago pensar em botar na ponta do lápis tudo que a gente tá devendo, né? Isso é normal, faz parte do ser humano ter esse medo de olhar para as coisas negativas.
Entretanto, infelizmente, é necessário passar por isso para sair do endividamento. Além disso, você só vai conseguir elencar metas e estabelecer uma ação, quando tiver noção do quanto deve. Portanto, anote tudo MESMO! Fatura de cartão, aqueles 100 reais que deve pra um amigo, carnês…
Depois que fizer todo esse levantamento, organize suas dívidas de acordo com a taxa de juros: as que tem juros mais altos, as de juros mais baixos e as que não têm juros. Se possível, comece pagando as contas de juros mais altos, para não acumular mais juros ainda. Coragem, hein? Você vai ver como vai dar um alívio depois!
Passo 2: Anote detalhadamente os seus gastos.
Eu sei que todo mundo fala isso, o quanto é importante anotar os gastos, até os centavos que gasta numa balinha no ônibus. Pra se livrar das dívidas, também precisamos parar os comportamentos que fazem a gente gastar além do necessário.
E mais uma vez a importância de ter noção do todo. Então, você só poderá economizar, se souber com o que pode economizar. Não adianta, por exemplo, cancelar seu MEI para economizar, se você precisa dele ativo para o seu negócio continuar crescendo. É preciso ver onde está gastando o que não precisa, sabe?
Veja também!
Crédito Pessoal: 5 etapas fáceis para reconstruir seu crédito após a falência
Melhores Cartões de Crédito Essa lista vai te surpreender
Cartão de crédito: Top 3 cartões com limite alto
Seguradora de Automóveis: Confira essas 10 top opções
Passo 3: Renegocie suas dívidas.
Agora que você já tem noção de quanto deve, e está se esforçando para controlar seus gastos e até economizar, é hora de começar a estabelecer um plano para pagar essas dívidas. A maioria dos bancos e instituições de crédito estão abertas a negociação e conseguem dar ótimos descontos para o pagamento da dívida.
Portanto, atenda as temidas ligações de telemarketing e tente negociar parcelas de pagamento dentro do seu orçamento mensal. Além disso, fique de olho também nos feirões de limpeza do nome. O Serasa mantém um site, chamado Serasa Limpa Nome, em que você consegue consultar dívidas abertas no seu nome e negociá-las.
E dica extra para sair das dívidas: Algo bem importante para sair do vermelho é mudar alguns comportamentos. Por exemplo, tomar muito cuidado com o uso de cartão de crédito.
As dívidas com esse tipo de conta batem recordes no país, porque as pessoas usam desenfreadamente e pagam apenas a parcela mínima, acumulando juros e deixando a dívida gigantesca! Além disso, tem gente que confia em emprestar o cartão para outra pessoa usar.
E aí, por mais que seja alguém que você confie, já conte como um dinheiro que talvez não volte para o seu bolso. E você já ouviu falar de educação financeira? É o conhecimento que se adquire sobre dinheiro e também como utilizá-lo.
Veja também!
Finanças Familiar: Coloque em praticas essa dicas
Seguro Automotivo: Você sabe como funciona o seguro total para o seu automóvel?
Cartão de Crédito sem anuidade: Confira essas top 3 opções
Seguro automotivo barato: Saiba o que é levado em consideração
Cartão de crédito Neon: Como aumentar o limite
Cartão de Credito fácil de Aprovar: Confira essas top 3 opções
Gostou dessas 3 dicas de como se livrar das dívidas? Eu espero de verdade que esse artigo te ajude a sair do endividamento! Então, me conta aqui nos comentários como está sendo o processo de sair das dívidas. Por fim, veja outras dicas importantes aqui em nosso blog.